FIFEIROS, Tudo sobre Fifa 18 tutorial, dicas, novidades e comprar Fifa 18 coins

Neymar brilhou no Barcelona, mas quem foi o maior brasileiro da história do clube

Neymar já é história no Barcelona. Quatro anos, 186 jogos, 105 gols e 8 títulos depois de chegar, ele saí do clube catalão para entrar em uma lista de brasileiros série A que foram ídolos com a camisa azul e grená.

Uma lista que se confunde com a dos melhores jogadores do país nos últimos 30 anos: Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho… Todos eles fizeram história no Barcelona. Cada um em seu tempo e à sua maneira, marcaram época no Camp Nou e estão na lista de grandes craques em todos os tempos do clube.

Mas afinal, qual deles foi o mais importante? Dentre tantos gênios, quem foi o maior vestindo a camisa do clube catalão?

A lista de candidatos tem, além dos craques das últimas décadas, o primeiro brasileiro a brilhar na Catalunha: Evaristo de Macedo, que fez história no clube entre 1957 e 1962.

“Foi dele o gol que, pela primeira vez, eliminou o Real Madrid de uma Copa dos Campeões. Até aquele ponto, era o gol mais importante do Barcelona”, relembra Ramon Besa, editor do El País. Faltou ao carioca, no entanto, a conquista do maior título europeu. Nem sua ida ao Real Madrid, em 1962, apagou o carinho da memória dos catalães.

Nos anos 1990, Romário e Ronaldo foram dois furacões. Tão impressionantes quanto efêmeros, eles encantaram a torcida à primeira vista… Só que foram embora rápido demais.

“Romário foi impressionante, marcou 30 gols na Liga, mas o melhor momento dele durou apenas um ano”, avalia Jaume Naveira, narrador da Cadena SER. Em 76 jogos, marcou 51 gols e conquistou dois títulos – uma Liga e uma Supercopa.

Ronaldo ficou ainda menos. Uma temporada, 49 jogos e 47 gols, com uma média incrível de 0,96 gol por jogo e obras de arte como a arrancada que deixou no chão a defesa inteira do Compostela.

“Ele era o melhor jogador daquele Barcelona de 1996 e depois acabou sendo o melhor do mundo. Eu sempre me pergunto como teria sido o Barcelona com Ronaldo durante mais tempo”, conclui Naveira, repetindo uma questão feita por nove em cada dez torcedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *